Notícias
Aojustra discute situação dos Oficiais de Justiça com Diretor-Geral do TRT-2
Associação tratou de nomeações, sobrecarga de trabalho, DJE e pedido de carteiras funcionais em reunião nesta segunda-feira.

A Aojustra se reuniu, nesta segunda-feira (06), com o Diretor-Geral do TRT da 2ª Região, Sr. Rômulo Borges Araújo, para tratar das principais demandas que afetam os Oficiais de Justiça. A Associação foi representada pelo diretor Thiago Duarte Gonçalves e pelo associado Alexandre Franco.
No encontro, foram abordados temas como novas nomeações, Abono de permanência, sobrecarga de trabalho na Central de Mandados, situação do Domicílio Judicial Eletrônico (DJE) e o pedido para que o Tribunal forneça capas/carteiras funcionais.
Em relação às nomeações, o Diretor-Geral explicou que o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) limitou em 300 as novas nomeações para todo o país, o que praticamente inviabiliza reposições significativas no TRT-2.
Sobre o DJE e a sobrecarga na Central de Mandados, os representantes da Aojustra ressaltaram que, conforme constatado nas últimas três Correições, houve aumento do número de mandados e diminuição no quadro de Oficiais, situação que vem ampliando a pressão e o excesso de trabalho no cumprimento das determinações judiciais contidas nos mandados.
Outro ponto discutido foi o requerimento para que o Tribunal forneça capas/carteiras funcionais aos Oficiais de Justiça, como medida de assegurar agilidade no reconhecimento visual desses servidores em diligências externas, sobretudo aquelas que demandam apoio policial. O Diretor-Geral considerou o pleito justo. A Aojustra apresentará requerimento por escrito à Administração e espera receber o item o mais breve possível.
Segundo Alexandre Franco, a reunião foi produtiva e transparente, com a sinalização de abertura para manter o diálogo sobre as pautas dos Oficiais de Justiça. “O Diretor-Geral se mostrou receptivo às reivindicações e um potencial aliado nas demandas dos Oficiais de Justiça", enfatizou. Sobre o requerimento das capas/carteiras funcionais, Alexandre Franco lembrou que "os Oficiais têm se queixado de dificuldade para acesso aos sistemas do metrô, o que exige medidas para assegurar o rápido reconhecimento da autoridade do Oficial no cumprimento das diligências".
Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo