Notícias

352 visitas
23/01/2020 17:45:36

Trabalho com pesquisas eletrônicas pode gerar LER e DORT aos Oficiais de Justiça
Aojustra chama a atenção para a prevenção das doenças devido ao excesso de digitação.

O trabalho com as pesquisas eletrônicas tem gerado doenças características de movimentos repetitivos como LER e DORT aos Oficiais de Justiça do TRT da 2ª Região. O problema pode ser ainda mais grave para aqueles que irão atuar diariamente no Núcleo de Pesquisa Patrimonial (NPP).

Isso porque esses Oficiais terão, na maior parte do tempo, a função de buscar, através dos computadores, os patrimônios para possível penhora. “Os colegas do Núcleo irão trabalhar muito com digitação. No entanto, mesmo antes da sua implementação, vários Oficiais que estavam fazendo as pesquisas eletrônicas nas Varas reclamaram de dor nos tendões, nos ombros e nas costas por causa do excesso de digitação”, afirma a diretora da Aojustra Bruna Vivian Eustáchio de Toledo Piza.

Ainda de acordo com a Oficiala, ela teria adquirido tendinite devido ao excesso de trabalho nas pesquisas. Segundo especialistas, o esforço excessivo, má postura, stress, condições desfavoráveis de trabalho contribuem para o aparecimento da lesão por esforço repetitivo.

Diante da importância pela prevenção, a Aojustra relaciona abaixo algumas dicas que podem auxiliar os Oficiais de Justiça. Confira:

- Ajuste a altura de sua cadeira de maneira que as pernas fiquem num ângulo de 90 graus, nem que seja necessário um suporte para sustentar os pés. Assim, evitará prender a circulação e forçar as costas;

- Os cotovelos devem permanecer apoiados na mesa ou no braço da cadeira, para não forçar os ombros e o pescoço;

- Atente-se para o monitor, que deve ser posicionado na altura dos olhos para não forçar a cervical;

- Dê pausas de 15 minutos a cada hora trabalhada e alongue os punhos e as costas;

- Procure sempre utilizar a mão menos predominante também para digitar números e letras, a fim de atenuar a sobrecarga em um lado só;

- Ao digitar as letras, bem como os números, procure usar todos os dedos, para não sobrecarregar o indicador;

- Mantenha uma postura apropriada durante todo o período de trabalho;

- Procure manter uma qualidade de vida e um ambiente saudável, com a prática regular de exercícios físicos, que possam auxiliar na postura e amenizar os riscos.

A direção da Aojustra informa que buscará providências junto à Administração do Tribunal para que os Oficiais tenham os recursos necessários para a realização das pesquisas sem riscos à saúde.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo