Notícias

797 visitas
02/12/2020 11:00:24

Aojustra lamenta morte de Oficial de Justiça do TJSP por coronavírus
Rubens Lima é a 23ª vítima fatal da doença entre o oficialato brasileiro. No estado de SP, seis Oficiais de Justiça não resistiram à contaminação pela Covid.

O oficialato soma 23 mortes pelo coronavírus no Brasil. Nesta terça-feira (1º), o Oficial de Justiça do TJSP Rubens Celso de Souza Lima não resistiu à contaminação da doença.

Lima tinha 60 anos e era lotado nas Execuções Fiscais de São Paulo. Segundo a Aojesp, o servidor era descrito pelos colegas como “extremamente prestativo e exímio conhecedor de informática”.

A Aojustra manifesta pesar por mais esta ocorrência entre os Oficiais de Justiça e envia condolências a todos os colegas e familiares de Rubens Celso de Souza Lima.

Desde o início da pandemia, o oficialato representa mais de 40% do número de óbitos pela Covid em todo o Poder Judiciário. Durante a realização do 12º Encontro do COJAF, promovido pela Fenajufe no último sábado (28), o diretor da Associação e coordenador da Federação, Thiago Duarte, chamou a atenção para as estatísticas que envolvem os Oficiais de Justiça na pandemia e ressaltou a preocupação com a “segunda onda da doença” no país. Para ele, as mortes poderiam ter sido evitadas se houvesse distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de forma satisfatória para o cumprimento dos mandados presenciais. Outra ponderação é o uso dos meios eletrônicos para as diligências como método de preservação da saúde dos servidores e de toda a população.

Além do colega do TJSP Rubens Lima, outros 22 Oficiais de Justiça federais e estaduais não sobreviveram ao contágio pela Covid-19, sendo seis no estado de São Paulo. As vítimas são: José Dias Palitot (TRT-2), Clarice Fuchita Kresting (TRT-2), João Alfredo Portes (TJSP), Kleber Bulle da Rocha (TJRJ), Roberto Carvalho (TJPA), Wanderley Andrade Rodrigues (TJAM), Léo Damião Braga (TRT-1), Maurício Maluf (TJPA), Adelino de Souza Figueira (TJGO), Valter Campos de Almeida (TJSP), Oldeildo Marinho (TJPA), Ronaldo Luiz Diógenes Vieira (TJRN), Cristiana de Medeiros Luna (TJAL), Dora Bastos Costa (TJPA), Eliseu Rangel Soares (TJMT), José Bento Tavares (TJGO), Marcos Antônio Uchoa de Freitas (TJCE), Aristeu Pereira da Cruz (TJBA), Irani Inacio Silveira (TJRO), José Roberto Cavalcanti Moura (TJDFT), Alberto Cabariti Filho (TJSP), Nadea Maria da Câmara (JFRJ) e Rubens Celso de Souza Lima (TJSP). 

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo