Notícias

253 visitas
15/01/2020 16:30:16

Reforma Administrativa deve ser apresentada em fevereiro
A proposta acaba com a estabilidade no serviço público e autoriza a redução salarial e extinção de órgãos e fusão de carreiras; redução de jornada com diminuição de salário, entre outras.

O Governo Federal anunciou, nesta terça-feira (14), que o texto da Reforma Administrativa deve ser apresentado ao Congresso Nacional em fevereiro, quando as atividades do Legislativo serão retomadas.

No último dia 6 de janeiro, o presidente Jair Bolsonaro voltou a afirmar que as mudanças não irão afetar os servidores concursados. A estabilidade é um dos principais pontos da reforma. A ideia é que os novos servidores passem por filtros de meritocracia para que permaneçam estáveis no cargo. 

De acordo com o ministro da economia Paulo Guedes, serão determinados prazos diferentes para que cada profissional atinja a estabilidade. 

Além disso, a proposta autoriza a redução salarial e extinção de órgãos e fusão de carreiras; a previsão de redução de jornada com diminuição de salário, entre outras. 

Confira os principais pontos da Reforma:

1) eliminar o Regime Jurídico Único (RJU);

2) acabar com a estabilidade do servidor;

3) extinguir a garantia de irredutibilidade salarial;

4) permitir a redução de salário e de jornada;

5) ampliar o estágio probatório;

6) reduzir o salário de ingresso no serviço público;

7) proibir as progressões e promoções automáticas;

8) ampliar o tempo de permanência na carreira; e

9) criar carreirão transversal, cujos servidores serão contratados pela CLT e distribuídos para os órgãos governamentais.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo com informações da Fenajufe